menu

Artigo de servidor do TCE/SC é selecionado para I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas

dom, 29/09/2019 - 20:21
banner

“Violência Doméstica em Santa Catarina: uma proposta de políticas públicas preventivas para o feminicídio íntimo”. Este é o título do artigo do auditor fiscal de controle externo do Tribunal de Contas de Santa Catarina Antônio Felipe Oliveira Rodrigues selecionado para ser apresentado durante o I Congresso Internacional do Tribunais de Contas - O Tribunal de Contas contemporâneo e as políticas públicas, em Foz do Iguaçu no mês de novembro.

          O trabalho derivou de uma auditoria do TCE/SC que apurou, de janeiro de 2011 a agosto de 2018, a ocorrência no Estado de 353 casos de feminicídio íntimo, resultando em um custo superior a R$ 424 milhões para a economia e a sociedade. Em decisão aprovada na sessão do dia 10/6, o Pleno recomendou 14 medidas a nove instituições com o objetivo de auxiliar na elaboração de políticas públicas e de contribuir para a implementação de iniciativas que minimizem o número de homicídios cometidos contra mulheres por violência doméstica ou discriminação de gênero.

          O Congresso recebeu textos teóricos e estudos de caso inéditos, resultantes de pesquisas de campo quantitativas e qualitativas, além de experiências inovadoras sobre investigação científica. Os trabalhos foram submetidos a julgamento (Saiba mais) por um corpo de pareceristas ad hoc (julgamento cego por pares), processo no qual não há identificação do autor nem do avaliador.

            O I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas é uma congregação do XXX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com o V Congresso Internacional de Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB). Segundo a organização do evento, a realização conjunta permitirá o compartilhamento das agendas e a otimização de recursos humanos e materiais, demonstrando, mais uma vez, que o sistema de contas está atento às novas técnicas administrativas e tecnologias e sensível às demandas da sociedade em relação ao trato do dinheiro público.

Saiba mais: Critérios adotados para seleção dos artigos:

  1. Relevância e originalidade.
  2. Consonância com as linhas de pesquisa estabelecidas no item 2.6 do edital.
  3. Contribuição para avanço do conhecimento na área de interesse.
  4. Qualidade de revisão da literatura, consistência teórica, aprofundamento, pertinência e atualidade das referências.
  5. Adequação e qualidade da metodologia utilizada.
  6. Articulação teórica e metodológica na interpretação dos resultados.
  7. Fundamento, coerência e alcance das conclusões.
  8. Qualidade de redação e organização do texto (conteúdo, correção gramatical e formatação).
  9. Obediência às regras estabelecidas no edital.
  10. Obediência às regras da ABNT.

Fonte:https://irbcontas.org.br/wp-admin/admin-ajax.php?juwpfisadmin=false&action=wpfd&task=file.download&wpfd_category_id=149&wpfd_file_id=3502&token=432f419a004b1a359f4bce8b34305536&preview=1

 

Acompanhe o TCE/SC:

www.tce.sc.gov.br — Notícias — Rádio TCE/SC

Twitter: @TCE_SC

Youtube: Tribunal de Contas SC

WhatsApp: (48) 99113-2308

Instagram: tce_sc

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques