Atuação do Observatório da Despesa Pública da CGU é objeto de palestra para o público interno do TCE/SC

sex, 14/08/2015 - 17:30
Icon; Núcleo de Informações Estratégicas; Corrupção; CGU

Conselheiros, auditores-substitutos de conselheiros e servidores do Tribunal de Contas de Santa Catarina, de todas as áreas, terão a oportunidade de conhecer a experiência do Observatório da Despesa Pública (ODP), unidade da Controladoria-Geral da União (CGU) voltada à aplicação de metodologia científica para a produção de informações que visam a subsidiar e a acelerar a tomada de decisões estratégicas, por meio do monitoramento dos gastos públicos. A apresentação será feita pelo diretor de Pesquisas e Informações Estratégicas da CGU, Gilson Libório de Oliveira Mendes, no dia 18 de agosto (terça-feira), às 14 horas, no auditório do TCE/SC (Currículo). A abertura do evento ficará a cargo do vice-presidente Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, supervisor do Núcleo de Informações Estratégicas (NIE) do Tribunal.

“A ideia é conhecer a forma de atuação e os meios utilizados pelo Observatório da Despesa Pública, na busca de mais subsídios para operacionalizar o trabalho do Núcleo de Informações Estratégicas”, afirmou o coordenador do NIE, Nilsom Zanatto. Segundo ele, o palestrante irá falar sobre algumas ações e atuações do observatório, a partir da demonstração de casos práticos (Saiba mais).

Criado pela Portaria N. TC-283/2015, o núcleo é vinculado à Diretoria-Geral de Controle Externo (DGCE). Entre as suas competências, está a obtenção de acessos, tratamento de bases de dados e cruzamento destas bases para a produção de conhecimentos úteis ao controle externo. A atuação do NIE poderá antecipar a identificação de prováveis irregularidades a serem confirmadas por meio de auditorias ou outras providências.

O evento está sendo organizado pelo Instituto de Contas, em atendimento à demanda do Núcleo de Informações Estratégicas.

Currículo: Gilson Libório de Oliveira Mendes

Formação Acadêmica

Ciência Políticas

Curso: Estudo de Política e Estratégia, Conclusão: 1999

Instituição: UNB, Brasília, Brasil

Direito

Curso: Curso Superior de Prevención de Blanqueo de Capitales, Conclusão: 2005

Instituição: Universidad de Alcalá - Madrid, Espanha

Educacional

Curso: Supervisão Escolar, Conclusão: 1998

Instituição: UFRJ, Rio de janeiro, Brasil

Mestre em Ciências

Curso: Ciências Militares, Conclusão: 1992

Instituição: ESAO, Rio de janeiro, Brasil

Experiência Profissional

Ministério da Justiça

Cargo: Coordenador Adjunto do (Lab-LD) da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção.

Descrição: Coordenação de equipes na análise de grandes volumes de dados com foco em quebras autorizadas de sigilo bancário, fiscal e telefônico; identificação de atividades ilícitas com o uso de soluções tecnológicas, metodologias próprias e profissionais especializados; auxílio na formulação de diretrizes e métodos de prevenção e combate à corrupção; interoperabilidade das atividades com os Ministérios Públicos, Receita Federal e área de segurança pública e de inteligência.

Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça

Cargo: Coordenador-Geral de Cooperação Jurídica Internacional DRCI

Descrição: Relações institucionais com órgãos e entidades do Poder Público (nos níveis federal e estadual dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário) e instituições privadas, inclusive em âmbito internacional, que promovam atividades de investigação e inteligência; participante de foros internacionais (GAFI, GAFI-SUD, OEA, Mercosul, Grupo 3+1 - Brasil, Argentina, Paraguai e EUA) sobre prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao crime organizado transnacional com foco nas atividades de Inteligência e ao combate ao terrorismo.

Controladoria-Geral da União

Cargo: Diretor de Pesquisas e Informações Estratégicas

Descrição: Assessoramento ao Secretário-Executivo por meio de coleta, busca e tratamento de informações de natureza estratégica para a atuação da CGU, com emprego intensivo de recursos de TI e comunicações e de atividades de investigação e inteligência; execução de atividades de operações de inteligência, inclusive com emprego de técnicas operacionais, inspeções e análises, visando coletar e buscar dados que permitam produzir informações estratégicas para subsidiar as atividades do órgão central e das unidades regionais da CGU; Execução de projetos internacionais de prevenção e combate à corrupção.

Fonte: http://www.cgu.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/curriculos/curriculo_gilson_liborio_de_oliveira_mendes.pdf)

Saiba mais: Observatório da Despesa Pública

É uma unidade permanente da CGU voltada à aplicação de metodologia científica, apoiada em tecnologia da informação de ponta, para a produção de informações que visam a subsidiar e a acelerar a tomada de decisões estratégicas, por meio do monitoramento dos gastos públicos.

Tem como objetivo contribuir para o aprimoramento do controle interno e funcionar como ferramenta de apoio à gestão pública. Os resultados gerados pela unidade servem como insumo para realização de auditorias e fiscalizações conduzidas pela CGU, bem como para informar aos gestores sobre indicadores gerenciais relativos à realização de gastos públicos, de modo a permitir análises comparativas, subsidiando a tomada de decisões para melhoria da aplicação dos recursos públicos.

Fonte: http://www.cgu.gov.br/assuntos/informacoes-estrategicas/observatorio-da-despesa-publica