Conselheiro do TCE/SC compõe diretoria de associação de entidades de controle do Mercosul para 2016/2017

sex, 08/04/2016 - 16:24
conselheiros

O conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina Wilson Wan-Dall assumiu a 1ª vice-presidência da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (Asur), para o exercício 2016/2017. Eleita durante a 1ª reunião anual da entidade e do Secretariado Permanente de Tribunais de Contas, Órgãos e Organismos Públicos de Controle Externo da República Argentina, a diretoria é presidida pelo representante da Auditoria de Salta (Argentina), Oscar Salvatierra. Como vice-presidente, foi eleito o conselheiro do TCE/RS Marco Peixoto, e como 2º vice-presidente, o conselheiro do TCE/MS, Waldir Nevers. Os eventos ocorreram de 30 de março a 1º de abril, na cidade de Villa Mercedes, na província de San Luis, na Argentina.

Durante registro feito em plenário na quarta-feira (6/4), o conselheiro Wan-Dall apresentou os resultados de sua participação nas reuniões. Segundo ele, foram discutidas a necessidade de fortalecimento do controle social e a exigência da transparência dos atos de governo. Os encontros também trataram da situação institucional dos TCs, do site do Secretariado Permanente e da revista “El Control Publico”. “O evento alcançou o objetivo de fazer uma reflexão sobre o papel dos Tribunais de Contas e um balanço do que ainda é preciso para prevenir e combater o desvio do dinheiro público”, resumiu Wan-Dall.

A delegação brasileira foi composta pelos conselheiros do TCE/RS Marco Peixoto e Algir Lorenzon, e pelo presidente do TCE/MG, Sebastião Helvecio Ramos de Castro. Na abertura do evento, foram inauguradas as instalações físicas do Tribunal Controlador do Município de Villa Mercedes.

Saiba mais: A Asur

É uma entidade civil sem fins lucrativos, integrada pelas Entidades Públicas de Controle Externo dos países do Mercosul, que são seus membros efetivos.

Tem como objetivos promover o intercâmbio permanente de documentação e informação técnica entre os países membros; a vinculação com entidades similares constituídas em outros mercados regionais, países e organismos internacionais; a cooperação técnica, promoção de eventos e a realização de atividades acadêmicas, docentes, de investigação e assessoramento.