menu

Definidos os auditores fiscais do TCE/SC que participarão do processo de seleção para o Conselho da ONU

qui, 08/02/2024 - 17:59
Banner horizontal. Sobre a imagem da sede da ONU, em marca d'água, ao centro, as fotos, em formato circular, dos servidores selecionados. Acima, o logo do TCE/SC e, abaixo, o texto "Indicados pelo TCE/SC', em fonte bordô.

Os auditores fiscais de controle externo Juliana Medeiros das Neves Moser e Leandro Marques foram os dois nomes indicados, pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), para participarem do processo que vai selecionar a equipe que irá atuar no projeto “Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU)”, responsável por fiscalizar a destinação de recursos desta organização internacional aos seus fundos e programas. A equipe brasileira será formada por 16 membros, dos quais oito serão indicados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e oito selecionados dentre os indicados pelos tribunais de contas estaduais e municipais. 

De acordo com o diretor-geral de Controle Externo do TCE/SC, Sidney Antônio Tavares Júnior, a indicação dos dois auditores fiscais seguiu rigorosamente os critérios estabelecidos pelo TCU e pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com base no Acordo de Cooperação formalizado entre as duas entidades. Foram levados em consideração o conhecimento, o treinamento e a participação em auditorias financeiras de governos estaduais e municipais, e a fluência na língua inglesa, comprovada por teste realizado no aplicativo British Council. 

Sidney comentou que as diretorias de Atividades Especiais (DAE) e de Contas de Governo (DGO) são as unidades que possuem auditores fiscais com o perfil da seleção e, por esse motivo, foi selecionado um técnico de cada uma delas, com auxílio dos respectivos diretores.  

Os nomes foram submetidos à avaliação do corregedor-geral do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, que é vice-presidente de Assuntos Internacionais da Atricon e integrante do Comitê Executivo do acordo de cooperação para selecionar integrantes dos tribunais de contas brasileiros. 

A escolha dos oito representantes de Cortes de Contas estaduais e municipais que farão parte do Conselho da ONU será realizada pelo TCU e pela Atricon. Ao todo, foram indicados 39 auditores fiscais de controle externo integrantes de 22 tribunais de contas. A divulgação dos selecionados vai ocorrer em 23 de fevereiro. 

“Os nossos servidores indicados possuem alta qualificação, e torcemos para que eles possam ser escolhidos”, comentou Sidney. Para o diretor-geral de Controle Externo, os benefícios virão não apenas para o servidor, em decorrência da valorização de seu currículo profissional em função de seu trabalho junto a um órgão internacional, “mas também para o próprio TCE/SC, que receberá toda essa experiência para melhorar cada vez mais a qualidade de sua fiscalização”. 

O Conselho da ONU 

O Conselho de Auditores da ONU, criado em 1946, tem a responsabilidade de auditar as contas dos órgãos, fundos e programas da organização, reportando-se diretamente à Assembleia-Geral. Composto por três membros indicados por países-membros da ONU, os quais são eleitos para mandatos de seis anos, o Conselho terá o Brasil ocupando a vaga que anteriormente pertencia ao Chile. A participação brasileira terá início simultaneamente com os representantes indicados pela China e pela França. 

 

Acompanhe o TCE/SC: 
www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques