Galvão e São José foram os primeiros a prestar contas pelo e-Sfinge

sex, 14/10/2005 - 00:00

A prefeitura de Galvão, município de cerca 4.200 habitantes do Oeste do Estado, foi a primeira a prestar contas sobre os atos da gestão/2005 ao Tribunal de Contas do Estado, pelo novo sistema de fiscalização integrada de gestão, esta semana. O município de São José, com 173.293 habitantes, na Grande Florianópolis, foi o segundo a remeter os dados do primeiro bimestre/05 pelo novo aplicativo.          O e-Sfinge começou a ser implantado pelo TCE em outubro, depois de um período de treinamento - foram 13 encontros, em todas as regiões do Estado - que reuniu mais de 2.200 gestores e técnicos de órgãos públicos estaduais e municipais sujeitos à fiscalização do Tribunal.          O presidente do TCE, Gilson dos Santos, fez questão  de enviar mensagem à prefeitura de Galvão, na terça-feira (11/10) para  confirmar o recebimento dos dados através do novo sistema de fiscalização e registrar que Galvão foi o primeiro a cumprir o prazo. O conselheiro parabenizou o prefeito Luis Fernando Didone e equipe "pelo sucesso na implantação do e-Sfinge"  no município.          Vale lembrar que as mais de 2.000 unidades gestoras de recursos públicos do Estado e dos municípios catarinenses terão até o dia 31 de outubro para remeter ao Tribunal de Contas informações sobre planejamento e execução orçamentária, gestão fiscal, registros contábeis, convênios, concursos e atos de pessoal, referentes ao primeiro bimestre de 2005, pelo novo aplicativo. A meta da nova ferramenta é ampliar a transparência da gestão pública e agilizar a análise das contas pelo TCE.