Imprensa citou o TCE quase mil vezes no primeiro semestre

ter, 16/09/2008 - 16:09

Os servidores podem acompanhar, diariamente, através do Clipping Eletrônico, as notícias publicadas sobre o TCE em veículos de comunicação regionais, estaduais e nacionais. Mas, mesmo os que lêem o Clipping todos os dias, com certeza, se surpreenderiam se soubessem o número de vezes que o Tribunal foi citado na imprensa somente no primeiro semestre deste ano: 926! Detalhadamente, foram 846 matérias que citam o TCE publicadas em jornais, revistas, blogs e sites; 50 veiculadas em TVs locais e estaduais; e outras 30 em rádios locais. Os números estão no relatório de atividades do primeiro semestre da Assessoria, entregue, em agosto, ao presidente José Carlos Pacheco, que distribuiu cópia a todos os conselheiros. Os servidores podem ler o documento clicando aqui.
     Do total de matérias que citam o TCE, a ACOM constatou que 96% delas foram positivas ou neutras para a instituição. Essas matérias contribuem para fortalecer a imagem do TCE perante a sociedade – que é um dos resultados que a instituição pretende alcançar com o Plano Estratégico 2008-2011. O relatório traz também quais, dos 78 releases (matérias produzidas pela Assessoria para serem encaminhadas à imprensa), foram mais aproveitados pelos veículos de comunicação. Como exemplo, citam-se os que trataram das decisões de sustação, primeiramente, e anulação, posteriormente, do edital para concessão dos boxes do Mercado Público da Capital.
     O relatório detalha ainda o número de fotografias publicadas na imprensa relacionadas ao TCE, bem como o espaço ocupado pelo órgão em jornais do interior, colunas e capas de jornais.
     A ACOM também contribui com o processo de comunicação interna através de instrumentos que estão sob sua administração: produção de matérias e notas para a Intranet; Clipping Eletrônico; envio de e-mails para todos os servidores; comunicação de informações através do sistema de som. Só para se ter uma idéia, no primeiro semestre, a ACOM publicou 138 notas, voltadas ao público interno, na Intranet – o quê reflete o aumento da demanda que o setor vem recebendo em relação à comunicação interna.

Novo formato
     “Ser reconhecido pela sociedade e pelos jurisdicionados, até 2011, como instituição de referência no controle da gestão pública” é a visão de futuro do TCE, definida no Plano Estratégico 2008-2011. É para isso que a ACOM trabalha, para a construção de uma identidade pública e o fortalecimento da credibilidade e da imagem da instituição perante seus públicos-alvos e a sociedade. E para saber se esses objetivos estão sendo alcançados, a ACOM mensura o resultado do seu trabalho.
     Os indicadores utilizados pela ACOM, vêm sendo aperfeiçoados desde quando o setor começou a adotar a prática da mensuração, na década de 80. Hoje, é possível apresentar um relatório das atividades muito mais detalhado, através de texto, gráficos e tabelas. Alguns dos novos indicadores utilizados pelo setor foram adotados, inclusive, para atender ao Planejamento Estratégico. Um dos indicadores previstos para contribuir para o objetivo estratégico de fortalecer a imagem do TCE perante a sociedade é o índice de matérias positivas e neutras veiculadas pela mídia, mensurado, desde o início deste ano, pela ACOM.