“Portas Abertas” recebe alunos de Florianópolis e São José

qui, 26/06/2008 - 15:23

Na primeira ação, de 2008, do programa “Portas Abertas” — que abre espaço para interação entre o Tribunal de Contas de Santa Catarina e instituições de ensino do Estado —, cerca de 50 alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de Florianópolis e São José visitaram o TCE nesta quarta-feira (25/06). Participaram estudantes do Instituto Estadual de Educação e das Escolas Básicas Estaduais Getúlio Vargas, Laura Lima e Dom Jaime Câmara, de Florianópolis, e Cecília Rosa Lopes, Juscelino Kubitschek, além da Escola Municipal Maria Luiza de Melo, de São José.
     A programação foi aberta com uma palestra do diretor de auditorias especiais, João Luiz Gattringer, sobre o papel e as atribuições do Tribunal, como fiscal das contas públicas. Em seguida, os alunos assistiram a um vídeo, com matéria veiculada no programa “TCE Cidadão” — produzido pelo TCE —que foi ao ar entre 2004 e 2005 em canal aberto de televisão.
     A proposta foi mostrar como Tribunal de Contas trabalha para garantir que o dinheiro público seja aplicado de acordo com Lei e em favor da sociedade e que cada cidadão pode ser parceiro nessa tarefa de fiscalizar os gastos públicos. Os alunos também tiveram espaço para o debate e esclarecimento de dúvidas.
     O “Portas Abertas” é um programa coordenado pelo Instituto de Contas do TCE, que nessa ação atuou em parceria com a Escola do Legislativo. É que a Assembléia Legislativa do Estado desenvolve um programa destinado a estudantes da rede pública e privada de ensino fundamental e médio denominado “Conhecendo o Parlamento”.
     “A Escola e o Parlamento - Educação para a cidadania: construindo um novo olhar” é um dos subprogramas. A coordenadora de projetos especiais da Alesc, Vera Regina Simão Rzatki, responsável pelo programa, acompanhou os estudantes na visita ao TCE. Seis professores das escolas visitantes, dois monitores de Ciências Sociais e Pedagogia também participaram.
     Segundo o Relatório de Atividades do Instituto de Contas/2007, o TCE recebeu a visita de 424 pessoas — entre universitários, alunos do ensino médio e fundamental, agentes públicos e membros de associações públicas ou privadas — no ano passado em 15 iniciativas desenvolvidas dentro do “Portas Abertas”.