menu

Presidente do TCE recebe título de cidadão catarinense

ter, 13/11/2007 - 00:00

     A concessão do título de cidadão catarinense ao presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro José Carlos Pacheco, foi aprovada, por unanimidade, pela Assembléia Legislativa na sessão ordinária desta terça-feira (13/11). O projeto de lei nº 498/07, que tratou da proposição, foi de autoria do presidente da Alesc, Julio Garcia. Segundo o deputado, na justificativa do projeto, a dedicação à solução de causas comunitárias e o empenho na solução de grandes temas do Estado motiva a concessão da honraria.
     Pacheco é natural do Rio Grande do Sul, onde nasceu em 31 de março de 1940. Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, assumiu a Presidência do TCE em 1º de fevereiro (biênio 2007/2009).
     Com 33 anos ininterruptos de trabalho no TCE - ingressou, em 19 de março de 1974 - foi nomeado por ato do Governador Colombo Machado Salles para exercer o cargo de auditor do corpo de auditores. Nessa condição foi o primeiro a ser nomeado como conselheiro, em 2002. Já como conselheiro, foi designado supervisor do Instituto de Contas do TCE de Santa Catarina (biênio 2003/2005) e vice-presidente do Órgão (2005/2007).
     Durante a vida estudantil, dirigiu o Diretório Acadêmico de Economia e Direito da UFSC e a Federação Catarinense de Desportos Universitários. Começou no serviço público estadual em 1970, no antigo Plameg - Plano de Metas do Governo -, e, no ano seguinte, foi secretário particular e chefe de gabinete do Governador Colombo Machado Salles.
     Com expressiva atuação comunitária, Pacheco é 1º vice-provedor da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, mantenedora do Hospital de Caridade, e presidente de honra do Albergue Noturno "Manoel Galdino Vieira" - entidades filantrópicas que funcionam em Florianópolis - e ex-presidente da Confederação Maçônica do Brasil. Também presidiu a Sociedade Pró Desenvolvimento de Canasvieiras e durante a sua gestão foi responsável pelas ações que garantiram a implantação do esgoto sanitário e a construção da nova Igreja daquele Balneário.  Em dezembro de 2006, tomou posse como membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.
 
 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques