menu

Presidente faz pré-lançamento do relatório com principais atividades realizadas pelo TCE/SC durante 200 dias de trabalho a distância

seg, 05/10/2020 - 19:36
banner

O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, fez, nesta segunda-feira (5/10), o pré-lançamento do Relatório de Atividades 200 dias (RA200). O documento, que será disponibilizado no Portal do TCE/SC, na área de Publicações, na quarta-feira (7/10), trará as principais ações e inovações realizadas de 18 de março a 4 de outubro, período marcado por adequações na Instituição, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). 

O RA200 abordará as atividades de forma simplificada e divididas em quatro eixos: visão organizacional; relacionamento com jurisdicionados, sociedade e relações interinstitucionais; controle externo; e gestão administrativa. Apresentará os resultados e benefícios da atuação do Tribunal, trará comparações com o trabalho desenvolvido no mesmo período do ano anterior, indicará fontes e links para acesso às informações completas. O material está sendo elaborado pela Assessoria de Planejamento e pela Coordenadoria de Publicações da Assessoria de Comunicação Social, a partir de demanda da Presidência e das informações repassadas por todas as unidades.

Segundo o conselheiro Adircélio, as adaptações não foram apenas na forma de atuar como controle externo, mas também no âmbito interno, que exigiram uma série de medidas, a começar pelo estabelecimento do trabalho a distância, em 18 de março, e que impactou 571 profissionais — entre conselheiros, conselheiros-substitutos, servidores, estagiários e terceirizados. Também foi intensificado o uso de tecnologia da informação e comunicação, e foram implantadas as sessões plenárias telepresenciais e virtuais, realizadas reuniões e capacitações por vídeo, e definidas regras para contenção de gastos e custos operacionais. 

Abordou ainda as iniciativas promovidas para a orientação dos gestores públicos, por meio de videoconferências e eventos on-line, a criação de hotsite com as informações referentes ao período da pandemia, a produção de guias e manuais digitais, visando cooperar para a eficiência, efetividade e eficácia das ações governamentais.

No campo da fiscalização, ele assinalou a intensificação da atuação preventiva e concomitante. Como exemplo, citou o uso de medidas cautelares para evitar a ocorrência de prejuízo aos cofres públicos, com destaque para as compras e contratações na área da saúde, a exemplo do episódio do Hospital de Campanha, em Itajaí, e da compra dos 200 respiradores, com pagamento antecipado e sem garantias.   

Sobre os respiradores, inclusive, realçou a inédita participação do TCE/SC em Força-Tarefa com o Ministério Público e a Polícia Civil de Santa Catarina. "Numa união de esforços e competências, com significativos ganhos para a sociedade catarinense, o que reforça a importância da atuação por meio de colaboração interinstitucional, como forma de economizar recursos financeiros e humanos, e otimizar e potencializar os resultados das atuações de cada instituição", sustentou.

Acompanhe o TCE/SC: 
www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 99188-2308  

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques