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Presidente faz pré-lançamento do novo Portal do TCE/SC em sessão comemorativa aos 65 anos da Instituição

qua, 04/11/2020 - 17:49
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Reorganização dos conteúdos, adoção de boas práticas de acessibilidade, adequação às restrições imposta pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e melhoria da segurança da informação foram os principais motivos destacados pelo presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, para o desenvolvimento do novo Portal da Instituição, que deverá entrar no ar até o final de novembro. 

O anúncio foi feito durante a sessão especial em comemoração aos 65 anos do TCE/SC, na tarde desta quarta-feira (4/11), ocasião em que foi exibida uma prévia das mudanças mais significativas, essenciais para ampliar a transparência, estreitar o relacionamento com os jurisdicionados e contribuir para o exercício do controle social. O trabalho vem sendo realizado por profissionais da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), sob a coordenação da comissão instituída por meio da Portaria 292/2019, formada por equipe multidisciplinar.

O serviço teve como base as respostas à pesquisa disponibilizada no Portal atual — ao todo, 91 pessoas de diferentes perfis participaram, como servidores de órgãos fiscalizados, advogados, profissionais da imprensa, cidadãos e servidores da própria Corte catarinense. Além disso, foi feito um estudo das homepages dos portais dos outros Tribunais de Contas do Brasil com relação à apresentação dos conteúdos. Foram analisados 30 portais institucionais e identificadas as funcionalidades tipicamente priorizadas.

O novo Portal trará ainda a integração com o Sistema de Pesquisa de Jurisprudência (e-Papyrus), que viabilizará a consulta tanto pelo público interno quanto pelo externo; a remodelação da busca pública de processos, restringindo a apresentação de dados das partes interessadas; a disponibilização da agenda do TCE/SC — com os prazos para envio das informações pelos gestores, as datas das sessões com as pautas e dos eventos e compromissos institucionais —, e de link direto para as sessões do Tribunal Pleno; a criação do mapa do site, para dar uma visão completa de todos os assuntos existentes. 

Com um design mais leve para proporcionar facilidade de leitura, a página principal continuará valorizando as notícias em texto sobre as ações promovidas pela Corte de Contas, com espaço ampliado, e salientará o conteúdo produzido em áudio. As redes sociais também merecerão atenção, assim com as publicações editadas, que terão local específico. A área dos Destaques ficará restrita a avisos importantes e a novos espaços criados.

O presidente salientou que foram utilizadas versões atualizadas dos softwares de disponibilização de conteúdo, essenciais para a segurança da informação, que contemplam “mecanismos robustos para minimização de ataques contra a disponibilização do serviço, vazamentos de dados e outros tipos de ameaças que permeiam os portais de instituições públicas”. E, entre as práticas de acessibilidade, realçou a versão em alto contraste — o fundo da página fica totalmente escuro e as letras em azul claro. 

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