menu

Principais ações do TCE/SC resultado do Laboratório de Inovação do Controle Externo serão apresentadas no Inovar SC 2023

sex, 24/11/2023 - 13:35
Banner com fundo preto e azul-escuro. Na parte superior, o logo do Inovar SC, composto pelo nome e por duas linhas onduladas (verde e vermelha) sobre a letra O. Abaixo, o texto “A décima edição do evento que é uma aula prática de inovação e empreendedorismo” e informações de local e data “28 de novembro Auditório do TCE/SC. 29 de novembro Acate Primavera”, todos em fonte branca.

A experiência do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) com o Laboratório de Inovação do Controle Externo (Lince) será objeto de exposição no Inovar SC 2023, evento de inovação, negócios e empreendedorismo, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro, em Florianópolis. A participação está programada para o dia 28, às 14 horas, na sede do TCE/SC, e pretende mostrar as principais ações inovadoras adotadas para o aperfeiçoamento do serviço prestado pelo órgão de controle externo. 

Sob a mediação da coordenadora do Lince, auditora fiscal de controle externo Tatiana Custódio, serão disseminados os resultados de três oficinas promovidas pela equipe do Laboratório de Inovação com unidades do Tribunal de Contas, que trataram da Avaliação de Desempenho, da fiscalização da área da educação de forma articulada entre as diretorias técnicas, e da importância da comunicação e da colaboração interdepartamental em questões relacionados ao meio ambiente, à ocupação do solo e a desastres.  

Tais assuntos serão abordados, respectivamente, pelos auditores fiscais de controle externo Paulo João Bastos, diretor de Empresas e Entidades Congêneres; Luiz Cláudio Viana, servidor lotado no gabinete do conselheiro substituto Gerson dos Santos Sicca; e Ana Sophia Hillesheim, chefe do gabinete do vice-presidente, conselheiro José Nei Ascari, relator, no TCE/SC, dos processos relacionados ao meio ambiente. 

Compras de inovação 

A programação contempla, ainda, reflexões sobre como as compras de inovação têm sido tratadas na Corte catarinense, não apenas para modernizar os processos internos, mas também para elevar a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos. O painel contará com a participação de três auditores fiscais de controle externo.  

Ezequiel Kremer, que atua na Divisão de Compras, falará dos treinamentos realizados pelo Lince sobre Contrato Público de Soluções Inovadoras (CPSI), concurso e encomenda tecnológica, e sobre como essas atividades têm contribuído para a aquisição de tecnologias e de soluções inovadoras no âmbito da Instituição. 

Daniel Oliveira, da Diretoria de Contas de Governo, explicará o desafio proposto por ele, selecionado pelo Comitê de Inovação do TCE/SC e lançado na plataforma de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) — o linklab —, para a busca de parceiros — startups — capazes de apresentar solução relacionada à falta de padronização e à inserção manual de informações.   

Alessandro Albuquerque, da Diretoria de Informações Estratégicas, unidade demandante de desafios, discorrerá sobre a importância da inovação aberta, os ganhos e benefícios decorrentes das parcerias estabelecidas com o ecossistema de inovação e as dificuldades enfrentadas.   

O evento 

Voltado para lideranças empresariais, o Inovar SC pretende estimular a discussão e o aprimoramento da inovação e do empreendedorismo no Estado, por meio de palestras e painéis sobe fortalecimento da relação entre Poder Público e startups, inteligência artificial, projetos inovadores, empreendedorismo, reinvenção da economia catarinense frente aos novos desafios, cidades inteligentes, a importância da marca para gerar impacto e engajamento, a recuperação de tributos previdenciários na Receita Federal, revolução criativa, proteção de dados, impactos da reforma tributária no setor de inovação, negócios de sucesso, entre outros assuntos. 

No dia 28, o evento será realizado na sede do TCE/SC, a partir das 9h30, e, no dia 29, na Acate, com início marcado para as 13h30.  Em sua 10ª edição, o Inovar SC é correalizado pela Associação Empresarial de Comunicação Digital de Santa Catarina, com apoio de diversas entidades. Mais informações e inscrições estão disponíveis no endereço eletrônico https://www.inovarsc.com/. 

 

Acompanhe o TCE/SC: 
Portal: www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC   
Twitter: @TCE_SC   
YouTube: Tribunal de Contas SC   
Instagram: @tce_sc   
WhatsApp: (48) 98809-3511   
Facebook: TribunalDeContasSC  
Spotify: Isso é da sua conta  
TikTok: @tce_sc  
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina  
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques