menu

Programa TCE Educação inicia trabalhos planejando ações para o próximo ano

qui, 09/11/2023 - 14:07
Foto de onze pessoas sentadas diante de uma mesa, enquanto conversam, durante reunião do grupo de trabalho do Programa TCE Educação. Entre elas, o conselheiro substituto Gerson dos Santos Sicca.

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (8/11), no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), a primeira reunião do grupo de trabalho do Programa de Fiscalização TCE Educação. O encontro, coordenado pelo conselheiro substituto Gerson dos Santos Sicca, relator temático da educação, tratou das diretrizes de atuação do controle externo na área da educação, para o exercício de 2024; do plano anual de trabalho, com foco nas ações relacionadas à educação, da Rede Integrar, para o próximo ano; e da criação de um grupo para a gestão de dados da educação.  

O Grupo TCE Educação é composto por representantes das diretorias envolvidas na fiscalização da política pública educacional e da Diretoria Geral de Controle Externo (DGCE).  

O Programa de Fiscalização TCE Educação foi instituído pela Portaria nº TC-0751/2023. De caráter permanente, o Programa tem, entre seus objetivos, fiscalizar a área de educação de forma articulada entre as diretorias técnicas; criar um fluxo para o tratamento dos dados obtidos via tecnologia da informação para subsidiar a fiscalização; utilizar a tecnologia e a inteligência artificial (IA), com análises rotineiras, possibilitando ações sistemáticas, precisas e de relevância na política pública; e evoluir na metodologia do ICMS Educação, com base em programa de visitas às escolas.  

A iniciativa atende à Resolução 03/2015, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que estabelece como prioridade institucional dos Tribunais de Contas as fiscalizações contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial no âmbito da Educação, tendo como norte o Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014).  

Projeto TCE Educação  

A atuação sistematizada do TCE/SC na fiscalização da educação teve como marco inicial a busca do cumprimento da Resolução 03/2015 da Atricon. Nesse contexto, foi criado o Projeto TCE Educação.   

O Projeto resultou de um conjunto sistemático de ações do Tribunal para incrementar a fiscalização de resultados da política pública educacional, principalmente com a utilização da tecnologia da informação e interação com a sociedade, por meio do acompanhamento e controle da execução dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação. O objetivo principal do projeto TCE Educação foi preparar o Tribunal de Contas para um controle preocupado com os resultados dos serviços públicos educacionais e oferecer pronta resposta às demandas da sociedade.   

As ações futuras a serem desenvolvidas no âmbito do Programa TCE Educação terão o objetivo de potencializar o uso das ferramentas já implantadas, reforçando o compromisso de entregar aos catarinenses uma ação de fiscalização em educação tecnicamente qualificada, além de ampliar o uso de dados e o volume de fiscalizações dos recursos destinados à educação.   

 

Crédito da foto: Guto Kuerten - ACOM - TCE/SC

 

Acompanhe o TCE/SC 

www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC 

Twitter: @TCE_SC 

YouTube: Tribunal de Contas SC 

Instagram: @tce_sc 

WhatsApp: (48) 98809-3511 

Facebook: TribunalDeContasSC 

Spotify: Isso é da sua conta 

TikTok: @tce_sc 

Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina  

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques