menu

Semana da Inovação, em Brasília, conta com a participação de servidores do TCE/SC e com a realização da Oficina “Design Sustentável", do Lince

sex, 10/11/2023 - 16:58
Foto de 13 pessoas, entre homens e mulheres, em pé, uma ao lado da outra, em uma sala, durante participação na Semana da Inovação, em Brasília. Entre elas, estão os servidores do TCE/SC Tatiana Custódio, Márcia Graciosa, Giane Fiorini, Daniel Antunes, Diogo Signor, Juliana Stramandinoli e Daniel Oliveira.

Servidores do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) participaram da Semana da Inovação, em Brasília, de 7 a 9 de novembro. A programação do evento, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), contou com a realização da oficina “Design Sustentável”, desenvolvida pelo Laboratório de Inovação do Controle Externo (Lince) do TCE/SC. 

Ministrada pela auditora fiscal de controle externo Márcia Graciosa — com apoio dos demais integrantes do Lince, a coordenadora da unidade, Tatiana Custódio, a auditora fiscal de controle externo Giane Vanessa Fiorini e o servidor Daniel Antunes —, a ação foi inspirada em duas oficinas promovidas no TCE/SC, demandadas pelo gabinete do conselheiro José Nei Ascari, relator dos processos que tratam do meio ambiente. 

A atividade, desenvolvida pelos servidores do Lince, na Semana da Inovação, buscou estimular a reflexão sobre o papel dos participantes como cidadãos e das instituições públicas na preservação do meio ambiente; identificar os cenários negativos decorrentes da falta de ação dos órgãos públicos; e estabelecer possíveis medidas, gerando ideias e propostas alinhadas com a competência de cada órgão, para a promoção da sustentabilidade ambiental. 

Inovação aberta 

Do TCE/SC, também marcaram presença na Semana da Inovação os auditores fiscais de controle externo Diogo Signor, da Diretoria de Atividades Especiais, Juliana Stramandinoli, da Diretoria de Licitações e Contratações, e Daniel Oliveira, da Diretoria de Contas de Governo. Eles são os proponentes dos desafios lançados na plataforma de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) — o linklab —, voltados à busca de parceiros — startups — para a solução tecnológica de problemas nas áreas da educação e de infraestrutura e para a otimização do trabalho da Instituição. 

Os desafios visam à implementação de um sistema de custos eficiente que permita às escolas públicas identificarem e isolarem as despesas associadas à educação dos alunos; a aumentar a transparência de dados e a participação cidadã na tarefa de fiscalização de obras; à padronização e à inserção de informações em documentos técnicos, para otimizar o trabalho dos auditores, e de procedimentos para uniformidade nos relatórios e para gestão do conhecimento.  

As propostas foram selecionadas pelo Comitê de Inovação (CITC) do Tribunal catarinense, e a participação no evento é resultado da premiação conferida pela Instituição, no âmbito do projeto “Caça ao Desafio Perdido”, do Lince. “Eu ganhei em primeiro lugar por ter apresentado um problema que requeria uma solução inovadora: um sistema que estime as despesas e custos das escolas dos municípios de Santa Catarina”, afirmou o auditor Diogo Signor. Para ele, participar de eventos como a Semana da Inovação proporciona “o compartilhamento de ideias e de projetos que deram certo, estimulando a pensar fora da caixa”. 

A importância do evento, para a troca de conhecimento com profissionais e especialistas de todo o país, também foi destacada pelos auditores Juliana Stramandinoli e Daniel Oliveira. “Essa interação, além de aprimorar nossas habilidades técnicas, nos capacita para abordar desafios com outras perspectivas”, disse Juliana.  

“Este evento é uma vitrine de oportunidades para explorar e promover práticas inovadoras em nossa área de atuação”, ressaltou Daniel. “Participar desta Semana da Inovação não apenas enriqueceu nosso entendimento sobre as últimas tendências e avanços, mas, também, proporcionou um espaço valioso para estabelecer conexões significativas com colegas e líderes de pensamento”, acrescentou.  

Na opinião do auditor Daniel, essa experiência contribuirá diretamente para o fortalecimento da cultura de inovação no TCE/SC, promovendo eficiência, transparência e eficácia nas atividades diárias. “Agradeço a oportunidade de representar o TCE/SC neste evento notável, reconhecendo o papel crucial que a inovação desempenha na evolução constante e no aprimoramento do serviço público. Estou confiante de que as lições aprendidas e as conexões estabelecidas durante a Semana da Inovação deixarão um impacto duradouro em nossa abordagem para enfrentar desafios e impulsionar a excelência em nossa Instituição”, enfatizou. 

 

Acompanhe o TCE/SC: 
Portal: www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques