menu

Solenidade com apresentação e homenagens no aniversário de seis anos do Coral do TCE

qui, 04/09/2008 - 14:47
Solenidade com apresentação e homenagens no aniversário de seis anos do Coral do TCE

     O Coral Hélio Teixeira da Rosa, do Tribunal de Contas de Santa Catarina, completou seis anos de sua criação no dia 02/09. Para comemorar a data, foi realizada, na última segunda-feira (1º/09), solenidade especial em que foram homenageadas, com a entrega de placas, pessoas que contribuíram para o surgimento e desenvolvimento do grupo. O evento teve também a apresentação do Coral, com repertório de músicas internacionais e brasileiras.
     A solenidade começou pela apresentação da história do Hélio Teixeira da Rosa, feita pela coralista Eneida Tavares e pelo regente Rogério Guilherme de Oliveira, em que se ressaltaram os fatos relevantes na formação do grupo.
     Em seguida, foi realizada a entrega de placas em homenagem aos que se destacaram, nos seis anos de existência, promovendo o trabalho do Coral.  O presidente José Carlos Pacheco entregou placa comemorativa ao auditor aposentado Altair Debona Castelan, ressaltando sua contribuição como compositor, arranjador e instrumentista do grupo.   Já, o conselheiro Otávio Gilson dos Santos fez a entrega ao diretor da DCE, Evândio de Souza, homenageado pela participação no processo de criação. O vice-presidente Wilson Rogério Wan-Dall entregou a placa à preparadora vocal Cláudia Todorov. O conselheiro César Filomeno Fontes, por sua vez, homenageou o regente Rogério Guilherme que recebeu a distinção na presença dos pais. Por fim, o regente prestou homenagem ao Coronel Joares de Lima pelo apoio logístico às atividades do grupo.
     Também homenageado por ser o idealizador do Coral, o conselheiro Salomão Ribas Jr., presidente do TCE à época da fundação, não pôde estar presente à solenidade, recebendo a placa comemorativa, em sessão do Pleno, no dia 03/09.
     O presidente Pacheco discursou sobre o trabalho do Coral, enaltecendo e destacando a sua trajetória e importância social, principalmente na participação em eventos beneméritos e apresentações em hospitais, levando alegria e solidariedade aos pacientes internados.
     Com o fim das homenagens, a platéia pôde assistir a apresentação do Coral.  A interpretação de 11 canções — inglesas, latino-americanas, italianas e alemãs —  levou o público a empreender uma viagem pelo mundo da música ocidental.  O repertório contou ainda com duas peças clássicas da canção popular brasileira:  “Carinhoso” e “Aquarela do Brasil’. O grupo foi acompanhado pelo pianista Luís Gustavo Zago, com a participação de Romualdo Caldeira de Andrada, na percussão.

Saiba mais

     O Coral do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina foi instituído pela Resolução TC-06, de 02 de setembro de 2002. A denominação Coral Hélio Teixeira da Rosa homenageia o maestro catarinense e pesquisador da história da música em nosso Estado, que foi  também servidor deste Tribunal. 
     Em 2006, o grupo foi aberto à comunidade e conta, hoje, com 31 cantores, a maioria de integrantes do corpo funcional.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques