TCE empossa novo auditor e mais 31 servidores

seg, 30/06/2008 - 14:44

O Tribunal de Contas do Estado contará, a partir de julho, com mais um auditor, membro do Corpo de Auditores, e 31 servidores, que reforçarão o quadro funcional do Órgão para o cumprimento da sua missão constitucional — a fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial dos órgãos e entidades da administração pública do Estado e dos municípios catarinenses, em auxílio à Assembléia Legislativa e às câmaras municipais. Nesta quarta-feira (2/07), às 14 horas, em sessão especial do Pleno, toma posse Adircélio de Moraes Ferreira Junior, no cargo de auditor. A posse dos demais, todos na carreira de auditor fiscal de controle externo, está marcada para quinta-feira (3/07), às 10h, no auditório do TCE. No mesmo dia, às 15h, começa o programa de capacitação, sob a coordenação do Instituto de Contas.
     O novo auditor substituto de conselheiro do TCE, Adircélio de Moraes Ferreira Junior, tem 35 anos e é natural de Belo Horizonte. É formado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal de Pernambuco. Como integrante do Corpo de Auditores terá a atribuição de presidir a instrução e relatar — nas sessões do Pleno — os processos que lhes forem distribuídos, além de substituir os conselheiros do Tribunal, em suas ausências por motivo de licença, férias ou outro afastamento legal. (Saiba Mais).
     A exemplo do novo auditor substituto de conselheiro, os demais 31 servidores foram aprovados em concursos públicos realizados em 2006.  Na carreira de auditor fiscal de controle externo tomam posse 15 da área de ciências jurídicas, 11 contadores, um administrador, um engenheiro civil e três da área de ciências da computação.
     Para que possam iniciar suas funções com um conhecimento mais detalhado das atividades do Tribunal, os novos servidores, incluindo o auditor, participarão de um programa de capacitação, sob a coordenação do Instituto de Contas. A carga horária é de 42 horas, entre os dias 03 e 11/07, no auditório do TCE (Veja programação no quadro).

Saiba Mais
      Os auditores, quando não estão substituindo conselheiros, também relatam processos. No entanto, só podem votar quando na função de conselheiros. No total, o TCE tem sete conselheiros e quatro auditores, nomeados pelo governador do Estado. De acordo com a Lei Orgânica do Tribunal (Lei Complementar nº 202/2000), os auditores devem ser aprovados em concurso público de provas e títulos, entre bacharéis em Direito, ou Economia, ou Administração ou em Contabilidade.