TCE faz inovações na 10ª edição do Ciclo para orientação de gestores públicos

sex, 13/07/2007 - 00:00

O Tribunal de Contas de Santa Catarina deflagra, este mês, as atividades previstas para o 10º Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, evento que vai possibilitar a orientação e debate de temas considerados importantes para a correta aplicação dos recursos públicos. Esta edição terá mudanças para atingir a maioria dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e técnicos dos 293 municípios catarinenses, através de uma programação específica voltada a cada segmento do público-alvo.
Ao todo, serão realizadas 12 etapas (quadro) - em Florianópolis, São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Lages, Rio do Sul, Blumenau, Joinville, Tubarão e Criciúma. A primeira ocorrerá no dia 31 de julho, na Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), na Capital. E, as demais, estão programadas para ocorrer entre os dias 10 e 28 de setembro. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no site da Corte de Contas (www.tce.sc.gov.br).
Este ano, haverá uma programação específica para prefeitos e vice-prefeitos e uma para vereadores. Técnicos do TCE vão repassar informações aos representantes dos Executivos sobre a importância do controle interno como forma de assegurar a regularidade da gestão e afastar a possibilidade de responsabilização dos prefeitos, em decorrência da ausência da implantação e funcionamento adequado desse sistema, além da Tomada de Contas Especial como instrumento para identificar responsáveis nos casos de dano ao erário. Já aos integrantes dos Legislativos, serão abordadas a dualidade de julgamento das contas municipais, ou seja, o papel do TCE e das Câmaras, e a revisão das leis orgânicas para adequação às modificações constitucionais. Os prefeitos, vices e vereadores ainda receberão explicações sobre os aspectos que envolvem o estabelecimento de termos de ajustamento pelo Ministério Público estadual.
Mas as inovações não param por aí. Também há temas voltados para os técnicos. Os responsáveis pela contabilidade e prestação de contas serão orientados sobre o e-Sfinge (Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão), Tomada de Contas Especial e Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Os envolvidos com atos de pessoal poderão assistir a palestras sobre terceirização de mão-de-obra e regime de contratação de pessoal para os programas Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, consórcios públicos e regime próprio de previdência. Técnicos que lidam com licitações, obras e saneamento terão explicações sobre o e-Sfinge obras - sistema utilizado pelo TCE para o controle de gastos com obras públicas -, os critérios para estimativas de valores de concorrências públicas e a Lei do Saneamento Básico.
O 10º Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal é organizado pelo Tribunal de Contas do Estado. Tem o apoio das Associações dos Municípios, da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) e do Ministério Público Estadual.

O que: 10º Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal
Quando: 31 de julho
Horário: das 8h40min às 11h45min e das 13h30min às 18h10min
Onde: Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc)