TCE inicia novo treinamento para remessa de dados do Executivo

ter, 08/07/2008 - 17:44
TCE inicia novo treinamento para remessa de dados do Executivo

O Tribunal de Contas do Estado está realizando, nos meses de junho e julho, o segundo curso de capacitação de servidores do Poder Executivo Estadual responsáveis pela remessa eletrônica de dados e informações através do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão — e-Sfinge, em 2008. A organização é do Instituto de Contas, em articulação com as Diretoria de Informática (DIN), Diretoria Geral de Controle Externo (DGCE), Diretoria de Controle da Administração Estadual (DCE) e de Licitações e Contratações (DLC). Participam do treinamento 210 coordenadores representantes de 22 unidades do Poder Executivo (Secretarias Centrais, Autarquias, Fundações e Fundos), além de representantes do CIASC. O treinamento, que começou no último 16/06 e encerra nesta sexta-feira (11/07), tem carga horária de 5 horas/aula e foi dividido em 14 turmas de 15 servidores.
     O curso está sendo ministrado pelos servidores da DIN — Paulo Roberto Riccioni Gonçalves e Eunice Ivana Trebien — com o apoio da DCE — Adriana Cardoso e Giane Fiorini, módulo atos de pessoal, e Alessandro de Oliveira e Davi Solonca, módulo registros contábeis e execução orçamentária — e da DLC – Otto Simões, Renato Costa e Flávia Baeso — das 13 às 18h30, na Escola Fazendária, no Centro de Florianópolis.
     Os instrutores do TCE falam além dos aspectos gerais do Sistema de Fiscalização — apresentação, objetivos e resultados esperados — sobre a preparação dos arquivos no sistema do CIASC, instalação do software, instalação dos módulos, cadastramento de usuários, obtenção dos dados e treinamento dos módulos — relativo a Registros Contábeis e Execução Orçamentária, a Atos de Pessoal e a Atos Jurídicos —, geração do pacote, transmissão e a conferência da remessa enviada ao site do TCE. Os técnicos da DCE e DLC acompanham o andamento do curso, dirimindo dúvidas e respondendo questionamentos dos treinandos.
     O treinamento faz parte das ações de interação entre o Tribunal de Contas e o Poder Executivo Estadual. Segundo adiantou a diretora geral de controle externo, Elóia Rosa da Silva, a “capacitação contribuirá para o aprimoramento da utilização do e-Sfinge pela unidade gestora em questão, auxiliando o TCE, no exercício de sua atividade fiscalizatória”. Vale registrar que a solicitação de treinamento para os servidores do Executivo foi feita pelo Secretário de Estado da Fazenda em 29 de maio.
     O e-Sfinge é a ferramenta utilizada pela Corte catarinense para agilizar a análise das contas dos poderes Executivo e Legislativo — Governo do Estado, Assembléia Legislativa, prefeituras e câmaras de vereadores — Judiciário, Ministério Público e do próprio Tribunal.

Serviço:
O quê: Curso de capacitação do e-Sfinge
Público-alvo: servidores do Executivo Estadual
Quando: de 16/06 a 20/06 e de 01/07 a 11/07/2008
Horário: das 13 às 18h30
Onde: Escola Fazendária, localizada na rua Tenente Silveira, nº 225, Edifício Hércules, 9º andar.