menu

TCE/SC completa 66 anos de avanços na fiscalização e no julgamento dos atos do Estado e dos municípios catarinenses

qui, 04/11/2021 - 10:48
TCE/SC completa 66 anos de avanços na fiscalização e no julgamento dos atos do Estado e dos municípios catarinenses

Promover o aprimoramento do aparato estatal como um todo para gerar benefícios para toda a sociedade. Este tem sido o objetivo do Tribunal de Contas de Santa Catarina nestes 66 anos celebrados nesta quinta-feira (4/11). “Ao longo dos anos, a nossa Instituição tem aperfeiçoado a sua forma de atuação como controle externo para contribuir, de forma proativa, assertiva e dialógica, com a promoção de práticas de boa governança voltadas ao atendimento das demandas da população”, enfatiza o presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior.

Para o supervisor da Ouvidoria, conselheiro César Filomeno Fontes, a Corte de catarinense alcançou um patamar inédito na fiscalização de resultados, graças ao histórico investimento em capacitação de servidores, à modernização de métodos de auditoria e ao uso de ferramentas de tecnologia da informação. “O avanço dos últimos anos tem, como reflexo, um Tribunal de Contas mais célere, moderno e próximo dos jurisdicionados e da população catarinense, representando uma promessa segura de estarem bem resguardados os interesses da sociedade quanto à garantia de observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, economicidade e legitimidade no trato da coisa pública”, ressalta.

Os avanços ocorridos também são realçados pelo conselheiro Wilson Rogério Wan-Dall. Ele cita a orientação dos gestores, por meio dos ciclos de estudos; a mudança na forma de fiscalização, com destaque para as auditorias operacionais; o processo de modernização; e a aproximação do cidadão. “Uma das certezas que tenho é que as mudanças continuarão a ocorrer, por isso o Tribunal de Contas precisa estar centrado na sua missão para estar sempre um passo à frente, ter ousadia para adotar novas soluções e agir com coragem para enfrentar os desafios”, destaca.

No período, a Corte catarinense buscou inovar o seu método de trabalho, ação intensificada a partir de 2020, diante da pandemia da Covid-19. Uma série de medidas foi necessária, como a ampliação do uso de tecnologia da informação e comunicação para estabelecimento do trabalho a distância, a implantação das sessões plenárias virtuais e telepresenciais e a realização de reuniões e de capacitações por vídeo. “Tais transformações ocorreram em um curto espaço de tempo — antes desse contexto poderiam levar meses ou até anos — e auxiliam a construção, a cada dia, da imagem do TCE/SC como órgão de governança pública”, afirma o presidente Adircélio.

“Mesmo diante de tantos desafios enfrentados, principalmente em virtude dos desdobramentos decorrentes da pandemia, conseguimos avançar investindo em inovação, firmando novos convênios, adequando antigas resoluções, capacitando nossos servidores e, sobretudo, repensando a forma de trabalho a que estávamos condicionados”, aponta a diretora-geral de Administração, Thais Schmitz Serpa.

A atuação durante a pandemia do coronavírus também é objeto do depoimento do auditor fiscal de controle externo André Diniz dos Santos, último servidor efetivo a ingressar nos quadros do TCE/SC, com destaque para a intensificação do uso de tecnologia da informação; a migração para o ambiente eletrônico; e a utilização de dados em nuvem, o que permitiu a realização do trabalho remoto. “Criou-se, também, um ambiente mais dinâmico e ágil na atuação das atividades, o que gerou ganho de produtividade e economia de recursos”, salienta.

Ao cumprimentar a atual Presidência pelos 66 anos do TCE/SC, a procuradora-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Cibely Farias, parabeniza todos os presidentes, os conselheiros e auditores, além dos servidores e demais colaboradores que fizeram parte da história pelas mudanças e pelos avanços ocorridos no controle externo das contas públicas do Estado e dos municípios catarinenses. “No início, eram 30 servidores, hoje o TCE/SC conta com um contingente especializado de quase 600 profissionais, em um quadro amplamente reconhecido pela excelência dos seus trabalhos técnicos”, diz.

Sessão especial

O aniversário do TCE/SC será marcado por uma sessão especial, em fevereiro — mês em que o Órgão foi instalado — de 2022. O evento ocorrerá às 14 horas, no formato híbrido, e será transmitido pelo canal do TCE/SC no Youtube. A programação contempla a inauguração da exposição sobre as origens e a trajetória da instituição responsável pela fiscalização e o julgamento dos atos do Estado e dos municípios catarinenses, que reúne os principais fatos ocorridos de 4 de novembro de 1955 — data da criação — a novembro de 2021.

Numa iniciativa do Gabinete da Presidência — coordenada pela Comissão Organizadora das Atividades Comemorativas aos 65 anos da Corte de Contas catarinense, instituída pela Portaria 62/2020 —, a mostra está sendo montada em diversos ambientes do piso térreo do edifício-sede do Tribunal, em Florianópolis, e se somará aos espaços inaugurados em agosto deste ano, quando das celebrações alusivas aos 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi.

A exposição abordará os acontecimentos que culminaram com a criação da Instituição e o estabelecimento do controle externo da administração pública em Santa Catarina, e as ações voltadas ao cumprimento da missão constitucional em todas as frentes de atuação. Haverá áreas dedicadas à demonstração de atividades de controle, de orientação, de comunicação com os diversos públicos de interesse, de relacionamento com organismos nacionais e internacionais e um ambiente voltado à reflexão sobre o papel e a importância do Tribunal nos próximos anos. Ao final da mostra, será firmado um compromisso: “No futuro, o TCE/SC estará ainda mais presente!”

Durante o evento, também ocorrerá a entrega da Medalha do Mérito Tribunal de Contas a pessoas que colaboraram com a criação, o desenvolvimento e a melhoria do desempenho do órgão de controle externo e da Medalha do Mérito Funcional, nas categorias bronze, prata, ouro e aposentadoria, aos servidores que completaram 10, 20 e 30 anos e aos inativos, respectivamente. 

Haverá, ainda, a reinauguração da Galeria dos Presidentes e a exibição de clipe de integrantes do Coral Hélio Teixeira da Rosa da música Estão Voltando as Flores, composta por Paulo Soledade. O vídeo conta com a participação do maestro Giovane Pacheco, da preparadora vocal e pianista Cláudia Todorov, e dos músicos Raul Francisconi Cardoso, no violão, e Josué Alves, na flauta. A produção audiovisual foi feita por Misael Pacheco.

Íntegra dos depoimentos prestados:

Conselheiro César Filomeno Fontes, supervisor da Ouvidoria do TCE/SC

Ao completar 66 anos de atuação, o TCE/SC alcança um patamar inédito na fiscalização de resultados, graças ao histórico investimento em capacitação de servidores, à modernização de métodos de auditoria e ao desenvolvimento de ferramentas de tecnologia da informação. O avanço dos últimos anos tem, como reflexo, um Tribunal de Contas mais célere, moderno e próximo dos jurisdicionados e da população catarinense, representando uma promessa segura de estarem bem resguardados os interesses da sociedade quanto à garantia de observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, economicidade e legitimidade no trato da coisa pública.

Conselheiro Wilson Rogério Wan-Dall

Muitas transformações podem ocorrer em 66 anos. No Brasil, passamos por mudanças políticas, o advento da atual Constituição Federal e de leis importantes, como a Lei da Improbidade, da Responsabilidade Fiscal, da Ficha Limpa e de Licitações, indicando uma busca pelo zelo, pela eficiência da gestão pública e pelo fortalecimento do controle externo.

A par disso, vivemos uma revolução na informática, pois a internet surgiu como ferramenta que proporciona acesso rápido à informação, a qual, aliada a computadores cada vez mais modernos, substituiu, definitivamente, as antigas máquinas de escrever, delineando um caminho sem volta que exigiu nossa adaptação.

O Tribunal de Contas não poderia estar indiferente a todos esses processos transformadores. No decorrer da sua história, tenho testemunhado o empenho desta instituição em atuar no benefício do povo catarinense. O TCE/SC enfocou a orientação dos gestores, por meio dos ciclos de estudos, percorrendo as diversas regiões do nosso Estado. Também modificou a forma de auditar, merecendo destaque as auditorias operacionais para avaliar os programas de governo e analisar temas relevantes para a população, além de auxiliar os gestores na tomada de decisões.

O processo de modernização do TCE/SC atingiu seus equipamentos de trabalho, modo de atuação e ampliação dos canais de comunicação com a sociedade, gestores e Poderes, através de inúmeras parcerias. Houve preocupação em se aproximar do cidadão e ajudá-lo a entender para onde vai o seu dinheiro, por meio de uma publicação simplificada das contas do governo. Além disso, o acesso à Ouvidoria e a possibilidade de realizar denúncias estão sempre franqueados aos catarinenses.

Mesmo durante a pandemia, as atividades não foram impactadas e os servidores adaptaram-se ao trabalho remoto, o que demonstra o esforço para superar este tempo de turbulência. Assim, o TCE/SC segue se reinventando conforme as exigências de cada tempo.

Sinto-me honrado em fazer parte deste Tribunal porque reconheço a sua relevância para o nosso Estado. Uma das certezas que tenho é que as mudanças continuarão a ocorrer, por isso o Tribunal de Contas precisa estar centrado na sua missão para estar sempre um passo à frente, ter ousadia para adotar novas soluções e agir com coragem para enfrentar os desafios.

Procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCE/SC, Cibelly Farias

Parabenizo os Conselheiros, Conselheiros-substitutos e todos os colaboradores que fazem o nosso Tribunal de Contas de Santa Catarina. A Corte de Contas completa 66 anos de existência este ano. Neste período, observamos muitas mudanças e muitos avanços no controle externo das contas públicas no Estado e municípios catarinenses.

Ao longo desses últimos 66 anos o Tribunal de Contas catarinense esteve sob a regência de 26 presidentes. Em nome do atual presidente, Conselheiro Adircélio Ferreira Júnior, cumprimento a atual presidência e os que o antecederam e conduziram esse espaço histórico.

Parabenizo, ainda, os servidores dessa Casa, hábeis agentes públicos que dedicaram e dedicam uma boa parte da sua jornada diária ao Tribunal de Contas. No início eram 30 servidores, hoje o TCE/SC conta com um contingente especializado de quase 600 profissionais, em um quadro amplamente reconhecido pela excelência dos seus trabalhos técnicos.

Diretora-geral de Administração, Thais Schmitz Serpa

Mesmo diante de tantos desafios enfrentados, principalmente em virtude dos desdobramentos decorrentes da pandemia, conseguimos avançar investindo em inovação, firmando novos convênios, adequando antigas resoluções, capacitando nossos servidores e, sobretudo, repensando a forma de trabalho a que estávamos condicionados antes da pandemia.

Auditor fiscal de controle externo André Diniz dos Santos, último servidor efetivo a ingressar nos quadros do TCE/SC

É com imensa satisfação fazer parte da história dos 66 anos do Tribunal de Contas de Santa Catarina, junto com os Conselheiros, servidores e profissionais que se dedicam e contribuem para o aperfeiçoamento desta Corte de Contas perante a sociedade catarinense.

Neste período como servidor desta Casa, tivemos um importante desafio a ser enfrentado durante a pandemia, onde todos os colaboradores precisaram se adaptar diante dos obstáculos, e, assim, manter as atividades e cumprir com as atribuições desta Corte de Contas.

O TCE/SC, nesses últimos anos, para fazer frente aos desafios, precisou inovar. Com isso, intensificou o uso de tecnologia da informação, migrou para o ambiente eletrônico, reduziu a utilização de processos físicos, adotou a utilização de dados em nuvem, o que permitiu a realização do trabalho remoto, principalmente, nesse período de pandemia. Criou-se, também, um ambiente mais dinâmico e ágil na atuação das atividades, o que gerou ganho de produtividade e economia de recursos.

Foi vista também a importante atuação do TCE/SC, durante o combate do coronavírus, com adoção de medidas preventivas para orientar os gestores púbicos, bem como no acompanhamento e controle dos gastos, tendo como propósito a adequação da gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade.

Acompanhe o TCE/SC:

www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
Youtube: Tribunal de Contas SC
Instagram: @tce_sc

WhatsApp: (48) 99188-2308
Facebook: TribunalDeContasSC 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques