TCE/SC distribui mudas de plantas aos servidores no dia 21 de setembro

qui, 17/09/2015 - 13:32

O Tribunal de Contas de Santa Catarina vai comemorar o Dia da Árvore, 21 de setembro, com a distribuição de 50 mudas de plantas frutíferas e nativas. A ação da Comissão Gestora da Agenda Ambiental (A3P), responsável pelas atividades de sustentabilidade no TCE/SC, irá começar às 11 horas, próxima às catracas, para que os servidores que trabalham pela manhã também possam ser contemplados.

No Brasil, o Decreto Federal nº 55.795, de 1965, instituiu a Festa Anual das Árvores, com o objetivo de difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular tais práticas, bem como divulgar a importância das árvores no progresso do País e no bem-estar dos cidadãos. Em função da intensidade das chuvas, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, a data é comemorada em setembro. Já nas regiões Norte e Nordeste, a Festa Anual das Árvores ocorre na última semana de março.

Em outras partes do mundo, o Dia da Árvore é celebrado em datas diferentes, pois coincide com a proximidade do início da primavera, que no hemisfério sul começa em 23 de setembro.

Terceira maior população arbórea

Para cada brasileiro existem 1.500 árvores. Em outros cantos do planeta, esta conta é de 422 árvores/habitante. Esta é uma das constatações de uma pesquisa feita pela Universidade de Yale, a pedido do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Os pesquisadores estimam que, anualmente, o desmatamento e a degradação florestal estejam eliminando cerca de 1,3 árvore por habitante do planeta. O estudo revela também que o Brasil é dono da terceira maior população arbórea do mundo, possuindo 9,9% das árvores do planeta, atrás da Rússia (21,1%) e do Canadá (10,5%).

Saiba mais: Cada região do país possui uma árvore símbolo diferente

Árvore símbolo da região Norte – castanheira;

Árvore símbolo da região Nordeste – carnaúba;

Árvore símbolo da região Centro-Oeste – ipê amarelo;

Árvore símbolo da região Sudeste – pau-brasil;

Árvore símbolo da região Sul – araucária.

Fonte: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-da-arvore.htm

Quadro: Integrantes da comissão gestora A3P

Azor El Achkar (Coordenador)

Ângelo Luiz Buratto

Celso Costa Ramires

Elaine Maria Zanellato

Joseane Aparecida Correa

Tatiana Maggio

Valdelei Rouver

Fonte: Portaria nº TC-433/2015.