menu

TCE/SC emite parecer prévio sobre as Contas/2013 do Governo do Estado no dia 29

qui, 22/05/2014 - 00:00

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) vai emitir, no dia 29 de maio (quinta-feira), o parecer prévio sobre as Contas/2013 do Governo do Estado — o penúltimo ano da gestão do governador Raimundo Colombo. O Pleno vai apreciar o processo (PCG 14/00183445) que trata da Prestação de Contas do Governo do Estado, em  sessão extraordinária marcada para as 14h, no Plenário do TCE/SC, em Florianópolis. A apreciação será transmitida, ao vivo, pela Internet (www.tce.sc.gov.br) e pela TVAL, emissora da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc). A convocação pelo presidente Salomão Ribas Junior, por meio da Portaria Nº TC 0344/2014, está na edição do Diário Oficial Eletrônico do Tribunal desta quinta-feira (22/5) e também será objeto de comunicação na sessão ordinária do Pleno de segunda-feira (26/5).

Durante a apreciação da matéria, o relator, conselheiro Herneus De Nadal, apresentará à sociedade catarinense o diagnóstico do TCE/SC sobre os resultados da gestão estadual.  Será uma síntese das análises do órgão de controle externo sobre a execução do orçamento anual, o endividamento público, a evolução do patrimônio, bem como da obediência dos mínimos constitucionais — aplicação, de pelo menos, 12% em saúde e 25% em educação, por exemplo — e dos limites e metas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A atuação das empresas estatais, autarquias, fundações e fundos especiais também integram a análise do órgão fiscalizador.

 

 

 Nadal ainda submeterá aos demais conselheiros o seu projeto de parecer prévio, com as conclusões e eventuais ressalvas e recomendações, ao Executivo. Com base na proposta do relator, o Pleno decidirá  por recomendar à Alesc a aprovação ou a rejeição das contas do governo, já que cabe ao Legislativo o julgamento da matéria. Na oportunidade, o secretário de Estado da Fazenda, Antonio Marcos Gavazzoni, poderá fazer uso da palavra.

 

Como estabelece o Regimento  Interno do Tribunal,  na semana passada, um exemplar do Relatório e do Projeto de Parecer Prévio do conselheiro Herneus De Nadal foi encaminhado ao  Executivo Estadual, que já apresentou contrarrazões  ou esclarecimentos que julgou necessários.  Se a manifestação do governador do Estado implicar na alteração do Projeto de Precer Prévio, o relator distribuirá um novo exemplar com as respectivas modificações ao presidente, demais conselheiros, aos auditores do TCE/SC e ao procurador-geral do Ministério Público junto ao Órgão,  Márcio de Sousa Rosa, 24hs antes da sessão de apreciação das contas.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques