TCE/SC estimula adesão ao Dia Mundial sem Carro

sex, 18/09/2015 - 13:33
TCE/SC estimula adesão ao Dia Mundial sem Carro

Que tal deixar o seu carro em casa no dia 22 de setembro e vir para o Tribunal de Contas de bicicleta, carona, ônibus, skate ou caminhando? A proposta é da Comissão Gestora da Agenda Ambiental (A3P) no TCE/SC para o Dia Mundial sem Carro. Quem aceitar o desafio pode fazer uma selfie e enviar à Assessoria de Comunicação Social (acom@tce.sc.gov.br) para ser publicada na Intranet.

No mesmo dia, será realizada palestra, às 16h, no auditório, com os Bike Anjos de Floripa, uma associação formada por ciclistas voluntários. O objetivo do grupo é incentivar o uso da bicicleta, ensinando a andar com segurança nas grandes cidades. O TCE/SC já disponibiliza 20 vagas para bicicletas na garagem do sub-solo e, em breve, os servidores que vierem pedalando poderão contar com estrutura de vestiários com chuveiros.

O Dia Mundial sem Carro é celebrado em diversos lugares do mundo com a intenção de provocar a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e estimular que as pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa (Saiba mais).

O movimento teve início na França, em 1997. Gradativamente, outros países passaram a celebrá-lo, principalmente em razão da atuação de grupos ambientalistas que lutam por uma melhor mobilidade urbana. No Brasil, desde 2001, grupos ambientalistas e cicloativistas promovem o Dia Mundial sem Carro, incentivando as pessoas a utilizarem meios alternativos de deslocamento nas cidades, principalmente a bicicleta. Em Florianópolis, o movimento começou em 2005.

Reciclagem de óleo

No mesmo dia, será distribuído aos servidores do TCE/SC o  Oliplanet, um utensílio que facilita a coleta doméstica do óleo de cozinha usado. A tampa é acoplada no bico da garrafa pet, transformando-a em funil. Os Oliplanet foram doados ao Tribunal pela empresa de mesmo nome, que fica em Curitiba.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), em 2012, foram consumidas 4.355 mil toneladas de óleo vegetal. Porém, menos de 1% é reciclado. Se o óleo é descartado no ralo da pia, seu destino é a rede de esgoto, com riscos de entupir a tubulação e causar enchente. De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sebesp), cada litro de óleo contamina 20 mil litros de água.

Saiba mais: Poluição x Carro:

Na cidade de São Paulo, por exemplo, 90% da poluição é causada pelos carros.

Os paulistanos vivem em média dois anos a menos por causa dessa poluição, que mata quase 20 pessoas por dia, segundo dados do laboratório de poluição atmosférica da Universidade de São Paulo (USP).

O espaço ocupado pelo ônibus para transportar 50 pessoas é de 54 m². Para transportar o mesmo número de pessoas (50), o espaço ocupado pelos carros é de 267 m².

O carro na garagem um dia por semana deixa de emitir 400 quilos de gás carbônico por ano (considerando um trajeto de 20 km). O gás carbônico é o principal causador do aquecimento global.

Fonte: Instituto Akatu e site www.akatu.org.br