TCE/SC recebe convite para participar de Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública

sex, 22/06/2018 - 18:48

O Tribunal de Contas de Santa Catarina foi convidado a prestigiar o Seminário Nacional de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) para Gestão Pública (Secop 218), que ocorrerá de 8 a 10 de agosto, no Costão do Santinho, em Florianópolis. O convite foi feito nesta quarta-feira (20/6), na sede do TCE/SC, durante audiência entre o presidente em exercício da Corte de Contas, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, os conselheiros Wilson Rogério Wan-Dall e José Nei Ascari e o presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), Ivan Cesar Ranzolin. “Santa Catarina tem sido reconhecido como polo de referência no desenvolvimento e compartilhamento de plataformas e soluções inteligentes”, enfatizou Ferreira Jr., ao agradecer o convite.

Com o tema “Governo Inteligente e os Desafios da Transformação Digital”, o evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), em parceria com o Ciasc. Além da abertura, marcada para as 19 horas do dia 8, e que deverá contar com a presença do governador Eduardo Pinho Moreira, o presidente em exercício do TCE/SC ou outro representante da Instituição poderá ser um dos participantes do painel sobre Contratação em Nuvem, no dia seguinte (9/8), às 13 horas. A ideia da organização é possibilitar a apresentação da visão do órgão fiscalizador sobre o assunto.

O espaço contará com abordagem da diretora de Gestão do Ambiente Computacional do Tribunal de Contas da União (TCU), Lorena Brasil Cirilo Passos, e de um associado das afiliadas da Abep — ao todo, são 27 no País. A mediação será do órgão responsável pela execução das políticas, da gestão e dos serviços de tecnologia da informação e governança eletrônica dos órgãos e entidades da Administração Pública catarinense.

Durante a audiência, Ranzolin informou ainda que o Tribunal poderá proferir palestra e submeter case à avaliação da organização para ser apresentado. Na programação está prevista a exposição do case do Observatório da Despesa Pública do Estado (ODP.Santa Catarina), pelo Ciasc, que traçou trilhas colaborativas de auditoria em ambiente de Big Data para cruzamento e análise dos dados. A plataforma também será utilizada para disponibilização de dados, após a definição de procedimentos, do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge) do TCE/SC, relativos aos municípios catarinenses que aderiram à Rede ODP.

Pelo Tribunal de Contas, participaram da audiência o chefe de Gabinete da Presidência, Ricardo André Cabral Ribas, e a assessora da Vice-Presidência, Andreza de Morais Machado. Pelo Ciasc, estavam o assessor da Presidência, Ruy S. Rundbuchner, e a coordenadora de Administração, Bruna Silva Ferreira.