TCE/SC tem pontos de coletas de pilhas e baterias usadas

qua, 16/09/2015 - 13:28
TCE/SC tem pontos de coletas de pilhas e baterias usadas

O descaso pelo descarte de resíduos tóxicos de forma correta na sociedade é um problema recorrente e preocupante. Mas existem iniciativas para ajudar a reverter essa situação. No Tribunal de Contas de Santa Catarina, ações nessa direção vêm sendo realizadas desde 2012, como a criação de pontos de coletas de pilhas e baterias usadas.

Sob a responsabilidade da comissão gestora da Agenda Ambiental, a Coordenação de Infraestrutura, por meio da Divisão de Manutenção, disponibilizou coletores em quatro pontos de grande circulação na instituição: recepção do TCE/SC, recepção da Coordenação de Infraestrutura, Diretoria de Controle dos Municípios e Coordenadoria de Material e Patrimônio.

Pilhas e baterias são conhecidas por possuírem diversos metais pesados em sua composição, o que as tornam extremamente nocivas à saúde humana e devido a isso não devem ser descartadas no lixo comum. “Ao invés dos servidores se desfazerem desses materiais de maneira incorreta, em casa, eles podem trazer aqui para o Tribunal, onde daremos o destino adequado”, ressaltou o coordenador de Infraestrutura, Hilário Noldin Filho.

Saiba mais: Composição das pilhas e baterias e impactos quando descartados no lixo comum

Antigamente, a maioria das pilhas e baterias continha mercúrio. O mercúrio é um metal pesado não biodegradável, tóxico à saúde e ao ambiente. No final da década de 70, surgiram os primeiros sinais de alerta sobre os perigos de se descartar baterias e pilhas usadas juntamente com o resíduo comum. Além do mercúrio, as baterias e pilhas continham, outras substâncias perigosas, que representavam riscos à saúde.

Atualmente, os fabricantes têm desenvolvido novos tipos de baterias contendo menores quantidades de substâncias tóxicas. Nos países desenvolvidos, todo o mercúrio foi retirado das baterias domésticas convencionais, das pilhas de zinco-carvão e das pilhas alcalinas. No entanto, ainda existem pilhas e baterias que contêm mercúrio, como por exemplo, baterias do tipo botão utilizadas em relógios de pulso, em aparelhos de surdez e em algumas câmaras fotográficas. Quase todas as baterias do tipo botão e as do tipo fixo, montadas em equipamentos elétricos, são consideradas perigosas para a saúde e para o ambiente. Em alguns países, esses tipos de baterias, quando exauridas, são devolvidas às lojas onde foram compradas. As baterias usadas de automóveis são deixadas nos postos de gasolina ou em outros postos de coleta apropriados.

Nocivas ao meio ambiente são, também, todas as pilhas e baterias de níquel-cádmio, utilizadas em aparelhos recarregáveis, como telefones celulares, aparelhos eletrodomésticos portáteis, brinquedos, microcomputadores portáteis, escovas de dentes elétricas, barbeadores, lanternas de emergência, entre outros.

Tanto o mercúrio como o chumbo e o cádmio são metais pesados, tóxicos para todos os tipos de vida. Os metais pesados são bioacumulativos, pouco eliminados pelo organismo, podendo provocar sérios danos aos órgãos internos e diversos problemas de saúde.

Fonte: http://www.mma.gov.br/port/conama/processos/0330EB12/GerenciamentoPilhasBaterias.pdf