menu

TCE/SC traz experiência de palestrantes sobre temas que abordam o desafio de desenvolvimento com sustentabilidade

ter, 12/05/2015 - 14:19
TCE/SC traz experiência de palestrantes sobre temas que abordam o desafio de desenvolvimento com sustentabilidade

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) promove evento para discutir temas relacionados à governança, sustentabilidade e educação, nesta quinta-feira (14/5), às 16 horas, no auditório principal da instituição, em Florianópolis. Para a iniciativa, foram convidados os chefes dos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público Estadual e do Ministério Público junto ao Tribunal, além de conselheiros, auditores-substitutos e servidores do TCE/SC e diretores da Federação Catarinense dos Municípios. O objetivo é sensibilizar sobre a importância dos assuntos para o controle externo e a administração pública, neste momento de transformação que o mundo está passando.

“Governança e Sustentabilidade” será o foco da palestra do secretário de Estado da Fazenda, Antonio Marcos Gavazzoni. Na sequência, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco Jóse Côrte abordará “Educação: o novo nome do desenvolvimento” (Saiba mais). “A ideia é estimular o debate e inspirar mudanças”, registra o conselheiro Luiz Eduardo Cherem supervisor do Instituto de Contas do TCE/SC (Icon), unidade responsável pela organização do evento, ao explicar que a discussão de assuntos como estes é uma exigência social manifestada por políticas públicas e pela sociedade.

Doutor em Direito Público pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Antonio Gavazzoni irá apresentar um panorama com o contexto e as perspectivas de Santa Catarina e falar sobre os conceitos e critérios de sustentabilidade na gestão pública.

Em sua tese de doutorado, defendida neste ano, o secretário da Fazenda teve o intuito de mostrar que a governança pode ser usada com o objetivo de buscar um novo modelo de gestão, pautada no governo democrático, legal, inclusivo e participativo. “A sociedade precisa se reconhecer no governo e a gestão pública deve ser o norteador da sustentabilidade”, acrescenta.

Para ele, muitas das práticas adotadas hoje na gestão pública estão ultrapassadas e algumas beiram a total falta de sustentabilidade. “Somente com uma mudança profunda na mentalidade e nas atitudes de líderes formadores de opinião e gestores públicos poderemos incorporar rapidamente as práticas sustentáveis obtendo resultados rápidos e significativos”, defende.  O secretário irá apresentar números relativos à arrecadação, folha e previdência do Estado, traçando um panorama de futuro em contextualização com o atual momento econômico do país.

 

Educação

A posição do País nos rankings relacionados à economia, Índice de Desenvolvimento Humano, competitividade, inovação e educação, dentro do contexto mundial, será a tônica da palestra do presidente da Fiesc. Ele apresentará um histórico da classificação do Brasil nos últimos três anos, com ênfase nos indicadores “Saúde e Educação Básica” e “Educação Superior e Treinamento”, enfatizando que a força de trabalho saudável e a educação são vitais para um País elevar a competitividade e a produtividade, bem como a posição do Brasil em 2014, neste quesito, quando comparado com os países da América Latina e com os que formam o grupo político de cooperação BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

 

Dos indicadores relacionados à educação será colocado o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que é uma iniciativa de avaliação comparada, e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas e privadas do Brasil. 

 

No que se refere aos dados do Movimento A Indústria pela Educação, serão apresentados os principais desafios da educação que impactam na indústria, os eixos de atuação, com suas respectivas bandeiras e as metas estabelecidas no Plano de Trabalho para o período 2015-2017.

 

O Movimento tem uma estrutura organizacional com a constituição do Conselho de Governança, envolvendo atores da área educacional, empresários, parceiros de renome nacional, dentre outros, como também a instituição de Câmara Regionais, presidida pelos vice-presidentes regionais da Fiesc. Considerando o horizonte 2015-2017, o Movimento estabelece metas e ações prioritárias permeadas pelos temas: Jovens (2015), Gestão Escolar (2016) e Professores (2017).

 

A apresentação deverá ser finalizada com a exposição dos fatores sustentados pela educação que levam à competitividade.

 

Saiba mais: Currículos

 

Antonio Marcos Gavazzoni

Natural de Xanxerê. É formado em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), mestre e doutor em Direito Público pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Em janeiro de 2015 assumiu pela terceira vez a Secretaria de Estado da Fazenda do Estado de Santa Catarina, cargo que ocupa até o momento.

Foi procurador-geral do município de Chapecó e professor na Unoesc, na Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (Esmesc) e na Universidade Paranaense (Unipar).

De 2007 a 2008 foi secretário de Estado da Administração e entre dezembro de 2008 e março de 2010 foi pela primeira vez secretário de Estado da Fazenda. 

Em janeiro de 2011 assumiu as presidências da Celesc Holding e suas subsidiárias integrais, Celesc Distribuição e Celesc Geração, onde permaneceu até dezembro de 2012.

Em janeiro de 2013 assumiu pela segunda vez a secretaria de Estado da´Fazenda.

 

Glauco José Gôrte 

Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), empresário e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Glauco José Côrte tem diversas especializações por instituições como UFSC (SC), Fundação Getúlio Vargas (RJ), American Graduate School of International Management (Arizona, EUA) e IMD (Lausanne, Suíça).

Na Confederação Nacional da Indústria (CNI) ocupa atualmente os cargos de vice-presidente; presidente do Conselho Temático Permanente de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico e vice-presidente do Conselho de Educação. Ainda integra o Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio e Exterior; e os Conselhos de Administração da Portobello S/A, Multilog S/A e Pedra Branca S/A.

Foi vice-presidente executivo da Portobello S/A e diretor da Portobello América (EUA), diretor financeiro e de relações com o mercado da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), além de presidir o Conselho de Administração da Celesc S/A no período de 2005 a 2010. Ainda foi Professor da Faculdade de Economia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) no período de 1966 a 1969 e diretor da Unisul em 1969. 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques