Vice-presidente do TCE/SC reúne-se com prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais do Oeste

qui, 28/10/2021 - 12:26

O vice-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Herneus De Nadal, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (27/10) com os prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), em Chapecó. Ele estava acompanhado do diretor de Contas do Governo (DGO), Moisés Hoegenn.

A entidade representa vinte municípios da região e todos participaram com prefeitos, vice-prefeitos e secretários. De Nadal falou sobre o papel institucional da Corte de Contas, sua atividade finalística – o controle externo – e sobre a nova forma de atuação que vem sendo implementada pelo TCE/SC. “Nosso papel tem sido o de atuar de forma integrada com associações no desenvolvimento de ações mais preventivas e orientativas aos jurisdicionados”, disse.

O vice-presidente acrescentou que o foco no desenvolvimento e o incentivo à boa governança pública trará benefícios diretos à sociedade.  “Não deixaremos de fiscalizar, mas vamos buscar cada vez mais uma postura até mesmo pedagógica na construção de qualidade da administração pública”, comentou.

O diretor de Contas do Governo do TCE/SC aproveitou a oportunidade para esclarecer algumas dúvidas dos gestores. Falou da diferença entre contas anuais de governo e contas anuais de gestão, as consequências provocadas tanto numa quanto na outra, em caso de identificação de falhas, e reforçou o convite aos prefeitos para que tenham no Tribunal de Contas um parceiro na construção de boas práticas. “Esta retomada das conversas presenciais, respeitando-se todos os protocolos, permitem uma troca de experiências de uma riqueza ímpar”, finalizou Hoegenn.

Acompanhe o TCE/SC:

www.tcesc.tc.br Notícias Rádio TCE/SC