Auditora substituta de conselheiro do TCE/SC participa de Congresso Internacional de Contas Públicas, em São Paulo

sex, 29/04/2016 - 18:28
banner I Congresso Internacional de Contas Públicas

A importância dos Tribunais de Contas na análise da qualidade do gasto público foi enfatizada pelos juristas Ives Gandra e Regis Fernandes de Oliveira durante o Iº Congresso Internacional de Contas Públicas, ocorrido entre os dias 18 e 20 de abril, em São Paulo. Pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, participaram a auditora substituta de conselheiro Sabrina Nunes Iocken e a auditora fiscal de controle externo Vanessa dos Santos.

Ao fazer um registro na sessão do Pleno do dia 25 de abril, a auditora Sabrina falou que um dos destaques da programação foi a assinatura de um termo de cooperação para criar a Rede Nacional de Indicadores (Indicon). Informou que os signatários do documento são o Instituto Rui Barbosa (IRB) e os Tribunais de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) e de Minas Gerais (TCE/MG).

De acordo com a auditora substituta de conselheiro, a proposta para a criação do Indicon complementa e reforça a importância do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), ferramenta desenvolvida pelo TCE/SP com base nas normas de auditoria de resultados adotadas pelo Tribunal de Contas Europeu.  Para auxiliar na análise das contas públicas, este índice irá avaliar sete dimensões do orçamento público — educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação. “Tal ferramenta visa subsidiar não apenas matrizes para a realização de auditorias, mas a análise das contas públicas, proporcionando um salto qualitativo na análise dos dados”, ressaltou Iocken.

O evento foi realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Assembleia Legislativa de São Paulo, IRB, Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de São Paulo, Câmara Municipal de São Paulo e Escola do Parlamento da Câmara.