Concerto da Banda de Música da PMSC faz apresentação em homenagem aos 65 anos do TCE/SC

sex, 06/11/2020 - 18:37
banner

A programação alusiva aos 65 anos do Tribunal de Contas de Santa Catarina contou, nesta sexta-feira (6/11), com a apresentação virtual do concerto da Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), “O Piano Catarinense”, formada por policiais militares da ativa e da reserva (Saiba mais 1) e que teve a participação do barítono Giovane Pacheco e da soprano Cláudia Todorov.

“Com o uso da tecnologia da informação, conseguimos levar um pouco de alegria, um pouco de música, enfim, de arte, para os servidores que ainda estão em casa, em isolamento social, exercendo de maneira remota os seus trabalhos, os seus ofícios”, destacou o presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, aproveitando para agradecer à banda da PMSC e aos demais músicos participantes “pela belíssima homenagem que fizeram à nossa Instituição”.

Transmitido pelo canal da Corte catarinense no Youtube e com 400 visualizações até as 18 horas desta sexta-feira (6/11), o espetáculo musical foi pensado especialmente para as comemorações. “O Tribunal de Contas sempre foi parceiro da Polícia Militar e, por isso, aceitamos o desafio da realização do concerto, embora a banda de música estivesse sem apresentações desde o início da pandemia”, ressaltou o diretor-regente, capitão PM Edson Fogaça de Paulo, ao salientar que o objetivo é “promover a integração e a interação com a comunidade em geral e os órgãos públicos”.

Com a regência dos maestros subtenente PM Alexandre Mascarenhas, subtenente PM Marcos César Viana e sargento PM Leandro Espíndola, "O Piano Catarinense” tocou clássicos da música brasileira e fez homenagem aos povos imigrantes do Estado. O repertório foi composto pelas músicas Carinhoso, Saudade de Vinícius, Tico-tico no Fubá, Aquarela do Brasil, Lagoa da Conceição, Pé na areia, Samba Rock Soul e Pout-pourri Alemão-Italiano (Saiba mais 2).

Durante a transmissão da apresentação do concerto, foram diversas as manifestações sobre o espetáculo e sobre o aniversário do TCE/SC. “Ouvir a banda da nossa Polícia é um desses privilégios que tornam nossa alma leve e cheia de esperança! Parabéns ao TCE/SC! No aniversário dessa indispensável instituição, somos nós os presenteados!”, enalteceu Hermann de Oliveira. “Parabéns ao TCE pelo trabalho que vem dedicando aos catarinenses, ao longo destes anos, bem como por este espetáculo de tamanha grandeza proporcionado pela Banda da Polícia Militar do Estado”, acrescentou Carlos Pires. “Parabéns ao nosso TCE pela data magna comemorativa aos 65 anos de profícuo trabalho em prol da gestão pública dos catarinenses”, escreveu Luciano Walfredo Pinho. “Nossos agradecimentos por esta belíssima apresentação. Linda homenagem”, disse a servidora da Corte catarinense Patrícia de Melo Lisboa.

A apresentação, organizada pela comissão instituída por meio da Portaria 62/2020, com o apoio de outros servidores do Tribunal de Contas de Santa Catarina, foi finalizada ao som do “Parabéns a você”.

Crédito das fotos: Douglas Santos (ACOM – TCE/SC).

Saiba mais 1: a Banda de Música da PMSC

Foi criada pela Lei nº 089, de 21 de setembro de 1893. No entanto, antes de sua criação formal, em 1892, já começava a ensaiar seus primeiros passos em direção a uma longa e reconhecida jornada na história musical de Santa Catarina.

Sob a regência do maestro João Augusto Penedo, civil contratado com economias próprias da corporação, então chamada de Corpo Policial, comandada pelo tenente-coronel (1º tenente do Exército), Brasiliano Alves do Nascimento, realizou seu primeiro concerto no dia 24 de dezembro de 1892, um sábado, acordando a velha Desterro, naquela véspera de Natal, ao som do Hino do Estado e várias outras peças, em frente ao Palácio do Governo, na Praça XV de Novembro, no Centro da capital.

É subordinada ao Comando Geral da PMSC e está ligada diretamente ao Centro de Comunicação Social.

Em 2008, por meio do Decreto nº 14.306, foi declarada patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado de Santa Catarina.

Possui atualmente uma configuração instrumental composta por instrumentos de sopro, percussão completa e instrumentos eletrônicos, além de contar com cantores policiais militares.

Atualmente, a banda é composta por 40 músicos, sendo 35 policiais da ativa e 5 da reserva remunerada.

Fonte: PMSC.

Saiba mais 2: repertório