menu

Oficina da Educação reúne 80 participantes durante o VI ENTC

seg, 03/12/2018 - 13:18
banner

A oficina Controle Externo na Educação (FotosÁudio e Vídeo), que integrou a programação do VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (VI ENTC), apresentou as experiências desenvolvidas na área por sete Tribunais de Contas (TCs). A atividade abrangeu temas como o acompanhamento dos planos de educação, a fiscalização do transporte escolar, da infraestrutura das escolas e de orientação aos gestores públicos.  O encontro reuniu 80 representantes de TCs, na manhã desta quinta-feira (29/11), entre às 9h e 12h, e foi promovido pelo Comitê Técnico da Educação (CTE) do Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC).

O assistente técnico do CTE, Leo Richter, expôs as ações do Comitê, como a utilização do software TC Educa, que possibilita o monitoramento do cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE), o estímulo à inclusão da matéria nas peças orçamentárias e a participação dos TCs em um acordo entre o Tribunal de Contas da União e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que pretende aperfeiçoar a atuação do sistema de controle externo na área da educação.

O conselheiro substituto do TCE/SC, Gerson dos Santos Sicca, ressaltou as iniciativas empreendidas pela Instituição para melhorar o serviço oferecido à população, entre elas, a criação de uma matriz de fiscalização, a realização de diagnósticos dos planos de educação e aproximação com a sociedade, por meio de uma audiência pública e visitas às comunidades. “Se queremos valorizar a educação, temos de debater com os atores da educação para estabelecer as prioridades das nossas ações”, disse.

O  Brasil possui aproximadamente 2 milhões de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola, de acordo com dados da PNAD Contínua (2017). Nessa faixa etária, a Constituição estabelece que o ensino é obrigatório e gratuito, mas, pelo menos, 11,5 milhões de brasileiros com mais de 15 anos são analfabetos.

O VI ENTC ocorre até esta sexta-feira (30/11), em Florianópolis (SC). O tema desta edição é “O Futuro dos Tribunais de Contas, a inovação, integração, prevenção e eficiência”.  A programação contempla conferências, painéis, palestras, mesa redonda, além de eventos paralelos organizados por áreas temáticas.

O encontro é organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o TCE/SC, com o apoio do IRB, da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).

Para o presidente da Atricon e conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba, Fabio Túlio Filgueiras Nogueira, a oficina buscou disseminar as iniciativas que já apresentam resultados positivos na área da educação.

 

Saiba mais: Os cases apresentados

- Ações desenvolvidas pelo CTE

Expositor: Leo Richter, assistente técnico do CTE.

 

- Projeto TCE Educação: a atuação no controle externo da educação (TCE/SC)

Expositor: Gerson dos Santos Sicca, conselheiro substituto do TCE/SC.

 

- Programa Na Ponta do Lápis (TCE/MG)

Expositora: Naila Garcia Mourthé, coordenadora do Programa.

 

- Plano Estadual de Educação: das estratégias para as metas, identificando entregas e responsáveis (TCE/BA)

Expositor: José Luís Galvão Pinto Bonfim, coordenador de Controle Externo.

 

- Auditorias na área do transporte escolar e monitoramento da Meta 3 do PNE (TCE/CE)

Expositor: Raimir Holanda Filho, secretário de Controle Externo.

 

- Programa de Visitas às Escolas (TCM/RJ)

Expositor: Marcus Vinicius Pinto da Silva, inspetor-geral.

 

- Acompanhamento do Plano Nacional de Educação (TCU)

Expositor: Thiago Cardoso Storch Secundo Lopes, auditor federal de Controle Externo.

 

Acesse aqui, a síntese das ações.  

 

Texto: TCE/RS.

 

Produção multimídia:

- Declaração do auditor fiscal de controle externo Renato Costa, do TCESC, sobre a discussão do controle externo na educação (Áudio e Vídeo)

- Ver todas as fotos

 

Acompanhe o TCE/SC:

www.tce.sc.gov.br — Notícias — Rádio TCE/SC

Twitter: @TCE_SC

Youtube: Tribunal de Contas SC

WhatsApp: (48) 99113-2308

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques